Aulas fora da sala de aula
Todos sabemos da importância de propor atividades variadas e
estimulantes em aula para manter o interesse dos alunos. Por isso, algumas
escolas permitem, ou até exigem, que os professores incluam atividades fora da
sala de aula, no laboratório ou no auditório, ou muitas vezes fora do prédio
escolar, como num restaurante ou lanchonete, por exemplo.
Claro que há alguns cuidados a serem
tomados com as aulas fora do ambiente escolar, principalmente se os alunos
forem menores de idade, situação em que será necessária a autorização dos pais
para que eles se ausentem do local. Também é necessário avisar com antecedência
se o aluno terá algum gasto com a atividade. Além disso, é importante
esclarecer os objetivos dessa aula externa e reforçar que o foco da comunicação
deve ser sempre em inglês, caso contrário muitos alunos podem achar que é
“perda de tempo”, que o professor está “matando aula” ou nem aparecer se
avisados com antecedência.
Há várias atividades externas, no
entanto, que podem ser propostas sem envolver gastos nem a aula inteira, sendo
parte do planejamento global da aula. Confira algumas que tomam cerca de 5 a 10
minutos fora da sala:
Básico
A clássica aula... fica muito mais dinâmica se os alunos forem simplesmente até a frente da
escola e descreverem os lugares reais ou desenharem seus próprios mapas, em vez
de apenas seguirem os mapinhas dos livros. Se forem adultos, peça que eles deem
uma volta no quarteirão anotando os lugares vistos e posteriormente façam
perguntas uns para os outros.
Intermediário
Comparativos e superlativos
Em duplas, os alunos têm 5 minutos
para escrever o maior número de frases usando comparativos e superlativos sobre
o que eles podem ver na rua em frente à escola.
Avançado
Vocabulário e discussão – Poluição
sonora
Peça que os alunos deem um volta no
quarteirão ou apenas fiquem na frente da escola por 2 minutos em silêncio,
prestando atenção a todos os sons ao redor deles. Que tipos de sons eles
ouviram? Como podem descrever esses sons? Os sons são irritantes? São constantes?
Eles ouviram algo que não costumam prestar atenção no dia a dia? Na sequência,
os alunos podem discutir sobre poluição sonora e como isso interfere em nossas
vidas. Eles moram/trabalham num lugar ruidoso? Já acordaram no meio da noite
por causa de barulhos externos? Como se sentem quando um alarme de carro
dispara?
http://blogdadisal.blogspot.com.br/2013/10/aulas-fora-da-sala-de-aula.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário